O ato realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (6.abr.2025) reuniu 44.900 pessoas, segundo estimativa realizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP (Universidade de São Paulo). Eis a íntegra do levantamento (PDF – 18 MB).
A margem de erro é de 5.400 pessoas, para mais ou para menos. O cálculo é feito com a ajuda de um software chinês chamado Point to Point Network.
O Point to Point Network estima quantas pessoas estavam em um evento a partir de imagens aéreas, tiradas por drone (os pesquisadores da USP contratam um serviço para fazer as fotos), em alta resolução. O software seria capaz de identificar as cabeças, marcá-las como “pontos” e a partir disso fazer a contagem. Entenda mais sobre a metodologia nesta reportagem.
“A contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15:44 horas, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial”, diz o levantamento da universidade.
O evento teve uma participação unificada da direita. Mesmo desafetos de Bolsonaro participaram, como o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que deixou o governo do ex-presidente durante a pandemia.
Um total de 7 governadores compareceram:
- São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos);
- Santa Catarina – Jorginho Mello (PL);
- Mato Grosso – Mauro Mendes (União Brasil);
- Amazonas – Wilson Lima (União Brasil);
- Minas Gerais – Romeu Zema (Novo);
- Paraná – Ratinho Júnior (PSD);
- Goiás – Ronaldo Caiado (União Brasil).
O ato estava marcado para as 14h. Além de Bolsonaro, participaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e congressistas como o senador Rogério Marinho (PL-RN) e o deputado Nikolas Ferreira.
ESTIMATIVA DO PODER360
Este jornal digital estimou que Bolsonaro reuniu 59.900 apoiadores neste domingo (6.abr), na av. Paulista, em São Paulo, no momento de pico. A manifestação defendeu a anistia para presos e investigados pelos ataques do 8 de Janeiro.
Para fazer o cálculo do público, o Poder360 usou fotos aéreas de alta resolução feitas com drone no momento de maior concentração no local do ato, justamente durante o discurso de Bolsonaro. O ex-presidente falou por pouco mais de 26 minutos –começou a discursar por volta de 15h40. As imagens foram tiradas das 16h03 às 16h09.
Com as fotos disponíveis, o terreno ocupado foi esquadrinhado com o Google Earth para que fosse possível saber em quantos metros quadrados havia público. O Poder360 marcou os locais de acordo com a concentração:
- densidade baixa – uma pessoa por m²;
- densidade média-baixa – duas pessoas por m²;
- densidade média – 3 pessoas por m²;
- densidade média–alta – 4 pessoas por m²;
- densidade alta – 5 pessoas por m².
Depois, somou o número de pessoas em cada metro quadrado e chegou ao total estimado –que sempre será aproximado, pois em concentrações dessa natureza as pessoas se deslocam de um lado para o outro com frequência. Também não é possível identificar com clareza as pessoas embaixo de árvores ou de marquises de prédios.