O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais neste domingo (13.out.2024) em apoio a anistia aos presos envolvidos no 8 de Janeiro.
No vídeo compartilhado pelo ex-presidente, uma mulher relata que seu marido deixou o país para não ser preso por envolvimento no ataque à sede dos Três Poderes em 2023. Ela afirma que está cuidando sozinha dos 6 filhos do casal e que a Justiça bloqueou alguns bens da família.
“Há poucos dias estive com essas 6 crianças em Ji-Paraná/RO, assim como me encontrei com tantas outras, nas mesmas condições em minhas viagens pelo Brasil. São órfãos de pais vivos”, escreveu o Bolsonaro sobre o relato.
– Há poucos dias estive com essas 6 crianças em Ji-Paraná/RO, assim como me encontrei com tantas outras, nas mesmas condições em minhas viagens pelo Brasil. São órfãos de pais vivos.
– Quem não se emociona ou chora com tanta maldade praticada por quem deveria fazer justiça, não… pic.twitter.com/rBkPSlMogt
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 13, 2024
Segundo a mulher, o único crime que seu marido cometeu foi ser curioso. Alega que ele teria ido a Brasília devolver um veículo para uma locadora de automóveis e foi ao Congresso no dia 8 de janeiro por “ingenuidade”.
“Quem não se emociona ou chora com tanta maldade praticada por quem deveria fazer justiça, não passa de um covarde, omisso. […] Vamos todos, junto ao Congresso, nos empenharmos pela anistia dos presos políticos de 08 de janeiro”, disse o ex-presidente.
PL da anistia
Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei que visa a anistiar os presos de 8 de Janeiro.
O projeto está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e aguarda a análise do colegiado, presidido por Caroline de Toni (PL-SC).