O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentaram a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, vítima da queda de um helicóptero na tarde desta terça-feira (6).
No X (antigo Twitter), Lula disse que trabalhou junto com Piñera e desejou pêsames aos familiares. Ambos estiveram juntos nas respectivas presidências, em 2010. O petista no seu último ano do segundo mandato e o chileno no primeiro ano de seu mantado inicial.
“Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, comentou.
Post de Lula
Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma…
— Lula (@LulaOficial) February 6, 2024
Em seu perfil no Instagram, Bolsonaro lembrou da proximidade entre eles, o chamando de aliado político, e prestou condolências aos chilenos.
“Com profundo pesar o passamento de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Fomos aliados no progresso de nossos países e bem-estar de nossos povos. Uma lacuna irreparável para nossos irmãos chilenos. Que Deus conforte seus parentes e amigos, bem como a todos aqueles que têm em seus corações Deus, Pátria, Família e Liberdade” escreveu Bolsonaro.
Post de Bolsonaro
Ver essa foto no Instagram
Quem era Sebastián Piñeda
Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique nasceu em Santiago, capital do Chile, em 1º de dezembro de 1949. Ele era formado em engenharia comercial pela Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Piñera presidiu o país em dois mandados, de 2010 a 2014 e 2018 a 2022.
Piñera se mudou para os Estados Unidos em 1973, onde continuou seus estudos de pós-graduação em economia na Universidade de Harvard. No mesmo ano, casou-se com Cecilia Morel Montes, com quem teve seus quatro filhos, Magdalena, Cecilia, Juan Sebastián e Cristóbal.
Entre 2011 e 2013, Piñera foi o primeiro presidente da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). De 2019 a 2024, presidiu provisoriamente o Prosul (Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul).