Políticos brasileiros lamentaram nesta 2ª feira (12.ago.2024) a morte do ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal Antônio Delfim Netto, aos 96 anos.
Delfim Netto estava internado no Hospital Albert Einstein, em SP e a morte se deu em decorrência de complicações do seu estado de saúde. Eis a íntegra do comunicado da morte do economista (PDF – 88 kB). O velório não será aberto ao público, e o enterro será restrito à família.
Em entrevista ao Poder360 em agosto de 2021, Delfim Netto defendeu a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma opção melhor para o mercado financeiro do que Jair Bolsonaro (PL).
Eis algumas publicações:
- O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos):
- O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE):
- Em nota, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) lamentou a morte:
“Presto minhas condolências aos familiares e amigos do ex-deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, que morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em São Paulo, aos 96 anos. Profundo conhecedor das ciências econômicas, ocupou papel altivo na história do Brasil desde 1967, quando se tornou, aos 38 anos, o mais jovem ministro do país.”
- O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, publicou nota em seu perfil do X (ex-Twitter):
- Nota do Ministério da Fazenda:
- Nota Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo):
“O professor Antônio Delfim Netto marcou um ciclo da economia brasileira. Atuou no ensino superior, na administração pública, na literatura e no parlamento por décadas, propondo transformações na busca do desenvolvimento do País.
“O economista e professor emérito da USP, respeitado internacionalmente, sempre defendeu o fortalecimento da indústria nacional e foi um atuante conselheiro da Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tendo presidido por anos o nosso Conselho Superior de Economia.
“Ao olharmos a trajetória do economista Delfim Netto, encontraremos os talentos de matemático, pensador, analista histórico e bem-humorado frasista.
“Nossos sentimentos à família e aos amigos nesta hora triste.”