A Polícia Federal (PF) afirma ter identificado um áudio de uma reunião entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem – agora deputado federal pelo PL – e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno, em que eles, supostamente, discutem um plano para anular uma investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso das “rachadinhas”.
A informação consta na decisão que autorizou a operação da PF, deflagrada nesta quinta-feira (11), contra ex-servidores da Abin e influenciadores do chamado “gabinete do ódio” por espionagem ilegal.
O áudio é de agosto de 2020, tem uma hora e oito minutos de duração e foi encontrado em um dos aparelhos telemáticos de Ramagem apreendidos pela PF.
Na reunião, segundo consta na decisão, também estava presente uma das advogadas de Flávio Bolsonaro.
De acordo com a PF, durante o encontro, eles discutiram supostas irregularidades cometidas pelos auditores da Receita Federal na realização do relatório de Inteligência Fiscal que deu origem às investigações contra o filho do ex-presidente.
Segundo o relatório, no áudio é possível identificar Ramagem tentando articular um plano para que as investigações fossem anuladas.
“Neste áudio é possível identificar a atuação do delegado Alexandre Ramagem indicando, em suma, que seria necessário a instauração de procedimento administrativo contra os auditores da receita com o objetivo de anular a investigação, bem como retirar alguns auditores de seus respectivos cargos”, consta no documento.
O relatório também aponta que a Abin teria espionado auditores da Receita Federal que apuravam o esquema de suposta “rachadinha” contra Flávio Bolsonaro.
Em nota, o senador disse que nunca manteve qualquer relação com a Abin e afirmou que a operação tem objetivo de interferir nas eleições municipais.
“A divulgação desse tipo de documento, às vésperas das eleições, apenas tem o objetivo de prejudicar a candidatura de Alexandre Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou o senador.
A CNN entrou em contato com Ramagem, Heleno e Bolsonaro, mas até o momento não obteve respostas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Abin Paralela: áudio aponta que Bolsonaro e Ramagem discutiram plano para anular investigação contra Flávio Bolsonaro no site CNN Brasil.