As presenças do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente da Argentina, Javier Milei, no CPAC Brasil, o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo, que ocorreu no fim de semana, em Balneário Camboriú, provocou uma corrida de políticos e simpatizantes da direita à cidade do Litoral Norte.
A ideia foi impulsionar eventuais pré-candidaturas e, também, aparecer na foto ao lado dos dois líderes políticos. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), organizador do evento, também foi muito procurado.
Pré-candidatos percorreram mais de 300 quilômetros para poder ficar perto dois famosos políticos. O ex-presidente e o mandatário argentino chegaram a gravar vídeos com pré-candidatos, em especial os que pretendem disputar os pleitos majoritários.
Os pré-candidatos nas eleições proporcionais também tentaram gravar vídeos com declarações de apoio e incentivo do ex-presidente.
A figura de Bolsonaro em Santa Catarina, para as lideranças políticas e pretendentes a cargos eletivos é encarada como um apoio fundamental, na medida em que o ex-presidente se constitui na principal figura de direita do país.