O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou seu perfil no X (ex-Twitter), neste domingo (16.jun.2024), para ironizar o suposto envolvimento do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na Petrobras.
No post, o ex-chefe do Executivo compartilhou um print de uma nota do jornalista Lauro Jardim, publicada também neste domingo (16.jun) pelo jornal O Globo. O texto afirma que “todas as nomeações importantes feitas hoje na Petrobras têm passado pelo crivo” de Vaccari.
“O amor voltou sem vergonha alguma de ser feliz”, escreveu o ex-presidente na publicação.
Vaccari Neto respondeu a 5 processos pela Lava Jato e ficou preso de 2015 e 2019. Em 1 deles, chegou a ser condenado a 24 anos de prisão por suposto recebimento de propina, em 2010, do grupo Keppel Fels, empresa que tinha contratos com a Petrobras e também foi investigada pela força-tarefa.
Porém, o ex-tesoureiro do PT teve a condenação anulada pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), em dezembro de 2023. Fachin entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba, chefiada pelo então juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e que condenou Vaccari, não tem competência para julgar o processo. Conforme a decisão, as acusações devem tramitar na Justiça Eleitoral do Distrito Federal.