O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em seus perfis nas redes sociais nesta 2ª feira (20.mai.2024) um tutorial de como desativar a restrição de conteúdo político no Instagram para que os internautas possam “voltar a se informar corretamente sobre a política do país”.
– Compartilhe! pic.twitter.com/xCUs3O7fbl
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 19, 2024
A medida foi anunciada pela Meta (dona do Facebook, Instagram e Threads) em 9 de fevereiro. Em comunicado compartilhado à época no blog e no Centro de Transparência da Meta, a big tech destacou que as alterações afetarão recursos como Instagram Reels e Instagram Explore, além das recomendações no feed, tanto no Instagram quanto no Threads.
As mudanças afetam como o Instagram recomenda conteúdo, mas não altera como a rede social mostra as publicações das contas que os usuários já seguem.
Se uma conta postar conteúdo político, como notícias sobre eleições, leis ou outros temas sociais, esse conteúdo ainda será exibido para seus seguidores no Feed e nos Stories. A diferença é que não será sugerido ativamente para quem não segue esse perfil na rede social.