Fernández se solidariza com vítimas do RS em encontro com Lula

O ex-presidente da Argentina Alberto Fernández (Unión por la Patria, esquerda) se encontrou nesta 2ª feira (13.mai.2024) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. O argentino transmitiu ao chefe do Executivo brasileiro sua solidariedade às vítimas das chuvas no Rio Grande Sul, que já mataram 147 pessoas.  

Fernández também mencionou as relações culturais e comerciais entre os 2 países. Disse que a aliança não pode ser rompida por “nenhum capricho ideológico”, em uma referência indireta ao distanciamento entre Lula e o atual presidente argentino, Javier Milei

“Todos nós devemos unir esforços para que as nossas relações culturais e comerciais não diminuam. Devemos entender que temos um destino comum que nenhum capricho ideológico pode violar”, declarou o ex-presidente da Argentina em seu perfil no Instagram. 

Veja abaixo uma imagem do encontro de Lula e Fernández:

Lula e Fernández

LULA E MILEI

Lula e o Milei não são próximos. O libertário é um crítico do petista, que não foi à sua posse. Mandou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no lugar. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diferentemente, compareceu à cerimônia com posição de destaque

O presidente brasileiro também não ligou para Milei depois da vitória. Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), caberia ao argentino fazer o 1º contato. Lula teria ficado ofendido por um comentário feito por Milei, em setembro de 2023, e aguardava um pedido de desculpas. À época, o argentino o chamou de socialista com vocação totalitária.

Fernández no Brasil

O argentino também se encontrou com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), nesta 2ª feira (13.mai). A conversa sobre a integração latino-americana se deu na sede do partido em Brasília. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.