Hoje, eleição presidencial teria Bolsonaro com 41,7% e Lula com 41,6%

Em uma disputa nas eleições presidenciais hoje (o próximo pleito será em 2026), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 41,6% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) somaria 41,7% dos votos. Os números são de um  levantamento da Paraná Pesquisa encomendado pelo Partido Progressistas (PP). Os 2 estariam empatados tecnicamente, dentro da margem de erro de 2,2 p.p (pontos percentuais).

Em 2022, o petista venceu Bolsonaro no 2º turno das eleições com 50,9% dos votos (60.345.999 votos). O ex-presidente, que atualmente está impedido de se candidatar, teve 49,10% (58.206.354 votos). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por 5 votos a 2, determinar a inelegibilidade do antigo chefe de Executivo brasileiro por 8 anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que hoje comanda o PL Mulher, é a candidata que mais tem chance em uma disputa contra Lula em um confronto direto, mostrou o levantamento. Ela tem 43,4% das intenções de voto, contra 44,5% do petista.

A empresa de pesquisa também testou os nomes dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

A pesquisa foi realizada do dia 18 a 22 de março de 2024. Ouviu 2024 eleitores de 162 cidades das 27 UFs (unidades federativas). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 p.p. e o grau de confiança é de 95%. Leia a íntegra (PDF – 633 kB). Para ver os resultados sobre todos os cenários testados, leia este post do Poder360.

AGREGADOR DE PESQUISAS

O Poder360 mantém a plataforma Agregador de Pesquisas, a mais completa da internet brasileira, com estudos eleitorais para Presidência da República, governos estaduais, prefeituras e Senado desde 2000. 

Os dados agora estão disponíveis para acesso no Poder Monitor, uma ferramenta inédita que se propõe a integrar informações de diferentes fontes dos Três Poderes em uma única plataforma, com a possibilidade de relacionamentos sofisticados e insights usando diferentes conteúdos. O 1º mês de acesso é grátis e é possível testar a ferramenta clicando aqui.

Saiba como usar o agregador assistindo ao vídeo abaixo (1min12s):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.