Senadores querem reabertura de inquéritos da CPI da Covid

Os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Humberto Costa (PT-PE) afirmaram que irão solicitar a reabertura dos inquéritos propostos no relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), finalizado em outubro de 2021.

Segundo Randolfe, já é discutida uma agenda com o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Inicialmente, a reunião deve ser realizada na 5ª feira (14.mar).

Ainda segundo o líder do Governo no Congresso, é necessário a reabertura dos inquéritos pois o PGR na gestão de Jair Bolsonaro (PL), Augusto Aras, foi “omisso”.

Humberto Costa disse que é preciso apurar especialmente a “participação decisiva do ex-presidente da República nos fatos que deram caso a toda essa situação dramática que vivemos”.

“Queremos que ele e aqueles que o auxiliaram quando integrando o 1º escalão sejam efetivamente responsabilizados por isso”, afirmou o congressista.

Os senadores deram as declarações em conversa com jornalistas nesta 2ª feira (11.mar.2023), depois de integrarem mesa temática do seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19.

Eis os integrantes da mesa temática:

  • Swedenberger Barbosa – secretário-executivo no Ministério da Saúde e mediador do seminário;
  • Humberto Costa – senador;
  • Randolfe Rodrigues – senador;
  • Carlos Eduardo Gabas – secretário-executivo do Consórcio do Nordeste;
  • Luíza Helena Trajano – presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; e
  • Rômulo Paes de Sousa – Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

Leia mais sobre:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.