O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta 4ª feira (6.mar.2024) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu o agrément (autorização) para que Guillermo Daniel Raimondi possa atuar como o novo embaixador da Argentina no Brasil.
Raimondi substitui Daniel Scioli, que deixou o cargo depois de ser nomeado secretário de Turismo, Ambiente e Esporte do governo do presidente Javier Milei.
Especialista em Mercosul (Mercado Comum do Sul), o futuro embaixador é ex-vice-chanceler e diplomata de carreira e, desde janeiro de 2023, representa a Argentina na OEA (Organização dos Estados Americanos), sediada em Washington, segundo o jornal argentino Clarín.
Em seu novo cargo, Raimondi terá um cenário desafiador. Antes mesmo das eleições argentinas, em novembro de 2023, Lula e Javier Milei já vinham trocando críticas e acusações.
Durante sua campanha, Milei recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus filhos, enquanto Lula apoiou a eleição do candidato peronista Sergio Massa. O petista não compareceu à posse do presidente argentino, realizada em dezembro.