O ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) visitou 5 municípios do interior paulista na 6ª feira (1º.mar.2024) e neste sábado (2.mar). Ele participou de eventos da sua legenda, o Partido Liberal, filiou prefeitos e oficializou pré-candidatos aliados. A agenda foi organizada pelo PL.
Bolsonaro estava mais recluso até o ato realizado na avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (25.fev). Desde então, ele começou a articulação política.
O interior do Estado é um reduto eleitoral relevante para o ex-presidente. Em 2022, teve um número expressivo de votos contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos 5 municípios.
Eis as porcentagens no 2º turno:
- Piracicaba – 67,90%;
- Americana – 67,26%;
- Santa Bárbara d’Oeste – 66,34%;
- Itu – 64,10%;
- Nova Odessa – 62,48%.
Em Santa Bárbara d’Oeste, neste sábado (2.mar), Bolsonaro disse que a articulação partidária que tem feito para as eleições municipais de 2024 são “base” para as eleições presidenciais de 2026.
Segundo ele, o objetivo é trazer a direita de volta ao poder. O ex-presidente está inelegível por 8 anos por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Assista (1min12s):
Leia os destaques das visitas:
- Americana (6ª feira) – participou do evento de filiação do prefeito e pré-candidato à reeleição, Chico Sardelli, ao PL;
- Nova Odessa (6ª feira) – foi recebido para um café pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (2013-2020), que se filiou ao PL no ano passado; ele é pré-candidato à Prefeitura;
- Itu (6ª feira) – lançamento da pré-candidatura à Prefeitura do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL); e
- Piracicaba (sábado) – participou de evento do partido e conversou com o pré-candidato à Prefeitura, o deputado estadual Alex Madureira (PL).