A presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) afirmou nesta 2ª feira (26.fev.2024) que o presidente da Argentina, Javier Milei, fez “molecagem” ao compartilhar “mentiras” sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu perfil no X (antigo Twitter). A petista fez a declaração na mesma rede social.
O argentino republicou vídeos da manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (25.fev). Algumas trazem críticas a Lula, falando em “autoritarismo” e “ditadura”; outra o associa ao grupo extremista Hamas.
“Falar em ditadura no Brasil é total irresponsabilidade, mais grave ainda se é reproduzida pelo presidente de país vizinho, amigo e parceiro comercial”, disse Gleisi.
“Milei devia cuidar primeiro de resolver os graves problemas do povo da Argentina. Foi eleito para isso, mas prefere ofender Lula e perseguir estudantes brasileiros em seu país”, conclui a presidente do PT.
Eis algumas publicações repostadas por Milei no X:
AMIZADE COM BOLSONARO
A relação entre Brasil e Argentina está estremecida desde que Javier Milei assumiu o poder no país vizinho. O líder argentino ameaçou cortar relações com o governo Lula pelas diferenças ideológicas, mas voltou atrás e convidou o petista para sua posse. O brasileiro, no entanto, não compareceu à cerimônia e enviou o chanceler Mauro Vieira no lugar.
A relação com Bolsonaro, no entanto, é mais amigável. O ex-presidente declarou apoio ao argentino durante as eleições e prometeu ir à sua posse. Cumprindo a promessa, ele compareceu à cerimônia junto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com direito a lugar de destaque.