Agenda da Semana: prévia do PIB e julgamento no STF

O jornal digital Poder360 traz nesta 2ª feira (19.mai.2025) uma seleção dos assuntos que devem marcar a agenda do poder e da política nesta semana. O programa Agenda da Semana é publicado semanalmente no canal do jornal digital no YouTube. Inscreva-se aqui.

Assista (3min14s):

Se preferir, leia:

PIB DE MARÇO

A semana começou com a divulgação da prévia do PIB de março pelo BC (Banco Central) nesta 2ª feira (19.mai.2025). O Ministério da Fazenda elevou as estimativas de crescimento de 2025 para 2,4%. A projeção anterior do governo era de 2,3%.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) subiu 1,3% no 1º trimestre de 2025 em relação ao 4º trimestre de 2024. Eis a íntegra do levantamento (PDF – 146 kB).

JUDICIÁRIO

Nesta 2ª feira (19.mai), o STF (Supremo Tribunal Federal) começou a ouvir as testemunhas de acusação e defesa do núcleo 1 da tentativa de golpe em 2022. É formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 réus. O processo vai até 2 de junho.

No dia seguinte, a Corte vai julgar os integrantes do núcleo 3. De acordo com a denúncia da PGR, o grupo é acusado de planejar ações táticas para efetivar o plano de golpe. São 11 militares do exército e 1 agente da Polícia Federal.

Ao final da semana, na 6ª feira (23.mai), o STF vai julgar mais 19 réus do 8 de Janeiro.

MINISTROS NO CONGRESSO 

Ao todo, 6 ministros de Lula vão ao Congresso prestar esclarecimentos.

Na 3ª feira (20.mai), Renan Filho, ministro dos Transportes, vai à Comissão de Infraestrutura explicar os projetos do órgão nos próximos 2 anos; e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, vai tratar do asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção.

Já 4ª feira (21.mai) deve ser um dia movimentado na Câmara. 4 ministros de Lula vão a diferentes comissões falar sobre o futuro de cada ministério: Fernando Haddad, da Fazenda; Camilo Santana, da Educação; Anielle Franco, da Igualdade Racial; e André Fufuca, do Esporte.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também vai prestar esclarecimentos na Câmara. Ele vai falar sobre a aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília.

BRASIL E ÁFRICA

Ainda nesta 2ª feira (19.mai), Lula vai se encontrar com delegações africanas para fazer um esquenta para o 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. O evento vai de 3ª feira (20.mai) até 5ª feira (22.mai). A 1ª edição foi realizada em 2010.

Depois do final do diálogo, na 6ª feira (23.mai), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com João Lourenço, presidente de Angola.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.