As fraudes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm sido alvo de memes nas redes sociais desde o fim de abril, quando foram revelados os conteúdos das investigações da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria Geral da União) sobre o desvio de R$ 6,5 bilhões das aposentadorias e pensões de 2019 a 2024.
As piadas ilustram a guerra de versões entre opositores e governistas. Enquanto apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpam o atual governo, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelos descontos indevidos aplicados por entidades associativas nos benefícios pagos pelo INSS, governistas defendem que Lula foi o responsável por permitir a investigação do esquema.
Eis alguns dos memes:
.
evandroejuninho
Nossos velhinhos 😢 #inss pic.twitter.com/n0rdrPCAnq— Cleri de Deus…𝕏🌻 🇧🇷🇮🇱🇺🇸 (@cleri_deus) May 14, 2025
O caso, que provocou o pedido de demissão do então ministro da Previdência Social Carlos Lupi, causou 2,6 vezes mais repercussão do que a crise envolvendo o Pix em grupos de mensagens, como WhatsApp, Telegram e Discord, segundo levantamento da Quaest divulgado na 2ª feira (12.mai.2025).
O instituto analisou 3,6 milhões de mensagens publicadas de 21 de abril (2 dias antes da operação da PF) a 7 de maio, em 30.000 grupos públicos monitorados. A metodologia utilizada, chamada social listening (escuta social, em tradução livre), permite identificar padrões de volume, engajamento e sentimento em postagens digitais.
Segundo a pesquisa, um vídeo publicado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) impulsionou o aumento do engajamento e se tornou o conteúdo mais compartilhado, respondendo por 20% dos links sobre as fraudes no INSS.
Na 2ª feira (12.mai), a oposição obteve número de votos suficiente para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) no Congresso Nacional. Metade das assinaturas veio de partidos que compõem a Esplanada do governo Lula. Nenhum congressista do PT foi favorável à comissão.
Leia as últimas sobre as fraudes no INSS:
- Leia a MP que endurecia regra do INSS e foi afrouxada pela esquerda
- Núcleo de Stefanutto no INSS culpa Dataprev e ex-diretor por fraudes
- Núcleo de Lupi na Previdência vê “covardia” de Lula por demissão
- Nenhum congressista do PT foi a favor de abrir CPI do INSS
- Metade das assinaturas da CPI do INSS é de partidos da Esplanada
- Fraude no INSS repercute mais que Pixgate, diz Quaest
- Saiba quem são os congressistas que assinaram a CPMI do INSS
- Oposição protocola CPI do INSS no Congresso
- Fraude do INSS “enojou” o país e pena deve ser exemplar, diz Haddad