

Pesquisa para presidente em São Paulo coloca Michelle Bolsonaro na liderança – Foto: Alan Santos/PR/ND
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia as Eleições 2026 entre os eleitores paulistas para a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) ou para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aponta pesquisa para presidente em São Paulo da Paraná Pesquisas, publicado nesta quarta-feira (9). O petista só vence no cenário em que nenhum dos dois aparecem.
Quando Michelle é o principal nome da direita, a ex-primeira-dama vence Lula por 35,8% das intenções de voto, contra 29,2% do presidente. Na sequência, o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) é mencionado por 10,8% dos eleitores paulistas. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem 5,8%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), 3,9%. Na lanterna, aparece o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,5% das menções.
Pesquisa para presidente em São Paulo sem Michelle
Em outro cenário estimulado, em que o nome dos possíveis concorrentes são apresentados aos entrevistados e sem o nome de Michelle, é o governador de São Paulo quem sai na frente. Tarcísio venceria de Lula por 38,6% ante 29,1%. Na sequência aparecem os mesmos nomes do cenário anterior, com pequenas diferenças numéricas.

Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas também venceria Lula no estado – Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Nesta terça-feira, 6, a Paraná Pesquisas divulgou outro levantamento apontado que Tarcísio seria reeleito com folga para mais um mandato no Palácio dos Bandeirantes, se as eleições fossem hoje. O próprio governador afirma que sua intenção é concorrer à reeleição em São Paulo em 2026, embora seja um dos principais nomes para herdar o capital político de Jair Bolsonaro (PL), que segue se colocando como candidato.
O levantamento também testa um cenário estimulado com o nome de Bolsonaro, em que ele vence Lula por 42,6% ante 29,1%. O ex-presidente, no entanto, está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030 e as chances de reverter a inelegibilidade são mínimas.

Dos cenários simulados pelo instituto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só vence quando o candidato da direita é Ratinho Jr – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
A única hipótese da pesquisa para presidente em São Paulo em que Lula venceria entre os eleitores paulistas seria quando nem Michelle nem Tarcísio estão entre os candidatos. Nesse caso, é o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), quem fica atrás de Lula, com 29,6% para o petista e 17,8% para o governador.
A pesquisa para presidente em São Paulo entrevistou 1.700 eleitores, em 85 municípios paulistas, entre os dias 1.º e 4 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais, e o índice de confiança de 95%.