O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue estável e teve a suspensão da nutrição endovenosa nesta 4ª feira (30.abr.2025), segundo o boletim médico. Está internado no hospital DF Star, em Brasília, desde 12 de abril.
A unidade de saúde informou que o ex-presidente segue com a dieta pastosa, não apresentou sintoma de dor ou febre e segue com pressão arterial controlada. Ele foi submetido a uma cirurgia para desobstrução do intestino e reconstrução da parede abdominal em 13 de abril.
Bolsonaro também realizou sessões de fisioterapia motora e passou por tratamento de prevenção para trombose venosa. Por recomendação médica, são mantidas as restrições de visitas.
Eis o que diz o boletim médico:
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro se encontra internado em acompanhamento pós-operatório. Mantém-se estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada. Seguiu com boa aceitação da dieta pastosa, mantendo a programação de progressão de dieta por via oral, com suspensão da nutrição parenteral (endovenosa) hoje. Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Permanece a orientação de restrição de visitas, com previsão de alta hospitalar nos próximos dias.
“Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
“Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
“Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star
“Dr. Brasil Caiado – Médico Cardiologista
“Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
“Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star”
SAÚDE DE BOLSONARO
Desde que sofreu o atentado em 2018, Bolsonaro foi internado várias vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. De lá para cá, o ex-presidente realizou 10 cirurgias.
Ao todo, 7 procedimentos tiveram relação com o ferimento na barriga. Em julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.
Oclusão é uma obstrução, quando a alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo “suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. A suboclusão é uma oclusão incompleta.