“Eu faria o mesmo”, diz Bolsonaro sobre política de imigração de Trump

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou a política de imigração que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu adotar durante o seu governo. Bolsonaro afirmou que “no lugar dele, faria o mesmo”.

“Lá é a casa dele, aqui é a nossa. Quem não está de forma legal tem que buscar uma maneira de se legalizar, não são apenas brasileiros. Ele não mentiu e está fazendo a coisa certa. Nós não temos esse problema aqui, mas ele está cumprindo o que prometeu, e no lugar dele, eu faria o mesmo”, afirmou Bolsonaro em entrevista à CNN nesta quinta-feira (23).

Trump anunciou planos para realizar o maior esforço de deportação da história dos EUA, com a promessa de expulsar milhões de imigrantes. Na quarta-feira (22), Trump assinou uma ordem executiva para suspender a entrada física de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos EUA com o México.

“Hoje, o presidente Trump assinou uma Ordem Executiva que suspende a entrada física de estrangeiros envolvidos em uma invasão dos Estados Unidos pela fronteira sul”, afirmou a declaração da Casa Branca.

Decretos de Trump

Ainda em relação ao presidente norte-americano, Bolsonaro afirmou que os decretos assinados por Trump, no dia de sua posse, podem ter impactos no Brasil.

“Ele assinou os decretos, alguns eu achei excepcionais e alguns vão ter reflexo na economia aqui no Brasil, não há dúvida no tocante a isso”, disse o ex-presidente.

Um dos decretos assinados por Trump na segunda-feira (20) revogou os esforços do ex-presidente Joe Biden para bloquear a perfuração de petróleo no Ártico e em grandes áreas da costa dos EUA.

Bolsonaro defendeu que o Brasil siga a mesma linha, destacando o potencial da Margem Equatorial para a exploração de petróleo.

“Trump falou que vai voltar a explorar petróleo, vai voltar a perfurar, problema para o Brasil. Nós exportamos para os Estados Unidos e importamos diesel. Ou seja, a gente não pode ficar de costas, fingindo que não existe a Margem Equatorial”, complementou Bolsonaro.

A Margem Equatorial, que se estende da costa do Amapá ao Rio Grande do Norte, possui grande potencial para exploração de petróleo, mas até o momento nenhum poço foi perfurado devido a questões ambientais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Eu faria o mesmo”, diz Bolsonaro sobre política de imigração de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.