O advogado e ex-ministro da Comunicação de Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, afirmou neste sábado (11.jan.2025) que o ex-presidente apresentará ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, o convite que alega ter recebido para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A defesa do presidente Bolsonaro fornecerá e cumprirá as exigências do ministro Alexandre juntando aos autos toda a competente documentação”, declarou Wajngarten em seu perfil no X (antigo Twitter).
Na 6ª feira (10.jan), Bolsonaro solicitou à Corte autorização e a devolução de seu passaporte para viajar aos Estados Unidos no dia 17 e retornar ao Brasil no dia 22. A apresentação do convite foi requerida pelo magistrado para analisar o pedido.
A cerimônia que marcará o retorno de Trump à Casa Branca está prevista para 20 de janeiro.
Wajngarten afirmou que o ex-presidente foi “convidado para a cerimônia mais seleta, com os mais próximos de Trump”. Disse também que Bolsonaro poderá levar um acompanhante, e que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro será quem o acompanhará.
O ex-presidente teve o passaporte apreendido em fevereiro de 2024 durante a operação Tempus Veritatis, da PF (Polícia Federal), que investigava uma organização criminosa suspeita de planejar um golpe de Estado e a abolição do Estado Democrático de Direito.