Inspirado por Trump, Bolsonaro fala em fazer “revolução” em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 4ª feira (6.nov.2024) que partirá para uma “revolução” no Congresso em 2026, para atingir uma bancada com maioria do PL (Partido Liberal). A fala se deu depois que o partido do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), obteve maioria dos assentos no Senado norte-americano.

“O Trump agora tem maioria no Senado. […] Nós partimos para uma revolução em 2026. Podemos ter, sim, uma bancada enorme de senadores e deputados, agregando outros partidos do nosso lado. Tem tudo para acontecer”, declarou em entrevista à AuriVerde.

Apesar de inelegível até 2030, Bolsonaro espera reverter o cenário e continua a afirmar que é o candidato da direita para 2026.

Segundo os resultados eleitorais publicados pelo New York Times, os republicanos sairão de 49 para, ao menos, 52 representantes na Casa Alta, superando a maioria legislativa necessária de 50 senadores.

Atualmente, o Senado tem maioria democrata. São 47 senadores e 4 independentes, que votam com a legenda. A partir de 2025, o partido de Kamala Harris terá, ao menos, 42 representantes.

Mais cedo, o ex-presidente deu os parabéns a Trump pela vitória na eleição presidencial. Em post em seu perfil nas redes sociais, citou um verso bíblico e publicou um vídeo de momentos em que esteve com o norte-americano durante seu mandato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.