Políticos, autoridades e líderes mundiais foram às redes sociais dar parabéns a Donald Trump (Partido Republicano) pela vitória nas eleições norte-americanas confirmada nesta 4ª feira (6.nov.2024). O republicano tem, segundo a Associated Press, 267 delegados –são necessários 270 para ser oficialmente eleito.
O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, afirmou estar “ansioso” para trabalhar com Trump. “Sua liderança será novamente a chave para manter nossa Aliança forte”, declarou.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou em “o maior retorno da história”. Ele escreveu no X (ex-Twitter): “Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América”.
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse estar “pronto” para trabalhar com Trump.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, felicitou “calorosamente” Trump pela eleição. “A UE [União Europeia] e os EUA são mais do que apenas aliados. Estamos unidos por uma verdadeira parceria entre nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos. Então, vamos trabalhar juntos em uma agenda transatlântica forte que continue dando resultados positivos para eles”, escreveu no X.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, falou em uma “aliança duradoura” e em “um vínculo histórico” com os EUA. “A UE seguirá seu curso em linha com a agenda estratégica como um parceiro forte, unido, competitivo e soberano, ao mesmo tempo em que defende o sistema multilateral baseado em regras”, disse.
Eis outras reações:
- Javier Milei, presidente da Argentina, em post no X:
- Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em post no X
- Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, em post no X
- Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, em post no X
- Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, em post no X
- Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, em post no X
- Nayib Bukele, presidente de El Salvador, em post no X