Antes mesmo da confirmação da vitória de Donald Trump na disputa pela presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro encaminhou a aliados uma mensagem de comemoração ao feito republicano.
Em um grupo de Whatsapp, minutos antes da confirmação da conquista do estado da Pensilvânia, o ex-mandatário escreveu a aliados próximos:
“Obrigado meu Deus. Parabéns Donald Trump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
O texto foi compartilhado por volta das 4h20, no horário de Brasília, junto a um vídeo produzido para o momento.
Em uma sequência de imagens, o ex-presidente aparece em encontros com Donald Trump realizados durante viagens oficiais aos Estados Unidos.
O material reúne ainda imagens do ataque sofrido por Bolsonaro durante a campanha de 2018, além de elogios do republicano ao líder do PL.
Impedido de realizar viagens internacionais por determinação judicial, Bolsonaro foi abastecido com informações da apuração americana por uma comitiva brasileira que acompanhou o processo do comitê republicano.
Liderado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, o grupo chegou à Florida no início da semana. Gilson Machado, ex-ministro do Turismo e seu filho, Gilson Filho, vereador eleito no Recife nas eleições municipais, acompanharam a contagem de votos direto da casa de Trump, no resort de luxo em Mar-a-Lago.
De um outro ponto do estado americano, a deputada federal Bia Kicis (PL) também monitorou o avanço dos números e compartilhou impressões com colegas bolsonaristas.
Para o entorno do ex-presidente, o retorno de Trump à Casa Branca é visto como um sinal positivo para o avanço de pautas conservadoras. Entre as mensagens compartilhadas nesta madrugada não faltaram texto de defesa da liberdade de expressão e contrárias à liberação do aborto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro encaminha mensagem na madrugada e parabeniza Trump no site CNN Brasil.