A vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), 34 anos, afirmou em entrevista ao Poder360 que políticos do PDT (Partido Democrático Trabalhista) se uniram ao deputado federal André Fernandes, candidato do PL que disputou o 2º turno contra Evandro Leitão (PT), para enfraquecer politicamente o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
“Camilo se mostrou como grande líder do Estado do Ceará. É importante ressaltar que muitos dos apoiadores do 2º turno do nosso opositor falavam que estavam apoiando o opositor para quebrar a liderança do Camilo, e ele conseguiu, junto conosco, com essa força, com esse grupo, que ele tem essa forte liderança, vencer essa disputa em Fortaleza”, disse Gabriella.
Camilo foi o principal cabo eleitoral da campanha de Evandro Leitão. Como mostrou o Poder360, depois de ajudar o PT (Partido dos Trabalhadores) a conquistar a única prefeitura de capital da sigla, o ex-governador do Ceará ganhou pontos na corrida pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Assista à íntegra da entrevista (17min):
A chapa formada por Evandro Leitão e Gabriella venceu o 2º turno contra André Fernandes em uma disputa acirrada com 50,38% dos votos válidos. A campanha do petista explorou intensamente a imagem de Lula, de Camilo e do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).
Já Fernandes tentou não se vincular tanto à figura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por causa da alta rejeição ao nome dele no Estado. Preferiu se juntar ao Capitão Wagner (União Brasil), personagem da direita com maior apelo na região. Wagner também concorreu nesta eleição, mas terminou em 4º lugar com 11,4% dos votos e declarou apoio ao deputado federal no 2º turno.
Assim como o 4º colocado, diversos nomes do PDT também uniram forças com o Fernandes depois de o candidato da sigla, o prefeito José Sarto que buscava a reeleição, ficar em 3º lugar com 11,75% dos votos.
DIÁLOGO COM A OPOSIÇÃO
Em uma disputa vencida com uma diferença de pouco mais de 10.000, a vice-prefeita eleita afirmou que pretende entender os desejos da população que votou em André Fernandes.
“Eu acho que o mais importante agora é construir uma união entendendo que quase 50% da população não escolheu essa chapa e a gente precisa entender o que essas pessoas querem para a cidade, porque nós vamos trabalhar para toda Fortaleza, não somente para a Fortaleza que votou em nós”, disse. “A gente precisa incluir as pautas deles”, afirmou.
Com 8 vereadores eleitos, o PDT obteve a maior bancada da Câmara Municipal de Fortaleza a partir de 2025. Os nomes também deram as mãos a André Fernandes. Gabriella Aguiar afirmou que pretende dialogar com “muita humildade” com os pedetistas eleitos.
“Eu acredito que da mesma maneira que a chapa majoritária Evandro e Gabriella foi eleita pelo povo de Fortaleza, os vereadores também foram eleitos pelo povo de Fortaleza, e o que o povo espera é que nós tenhamos capacidade política de dialogar para conseguir construir as melhores decisões para a cidade”, declarou.
CAMPANHA GRÁVIDA
Gabriella deu à luz à sua 2ª filha em 4 de outubro, 2 dias antes do 1º turno. Apesar disso, seguiu atuando ativamente na campanha para o 2º turno. Ao Poder360, a vice-prefeita eleita definiu o episódio como um “momento único” em sua vida.
Evandro foi um dos primeiros a saber da sua gestação. Ela e o petista trabalhavam juntos como deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Ceará. Quando foi convidada para integrar a chapa, já estava no 7º mês de gravidez.
“Eu sempre tive uma gestação saudável e um puerpério tranquilo que me permitiu trabalhar [na campanha] trazendo realmente essa força feminina. Eu digo que foi a força da mãe leoa mesmo”, declarou.
ENTENDA O RACHA PT E PDT
O PT e o PDT eram antigos aliados no Ceará. Romperam em 2022 quando o partido do ex-candidato a presidente Ciro Gomes não escolheu a ex-secretária-executiva do Ministério da Educação Izolda Cela para concorrer ao governo do Ceará.
À época, Izolda era vice do então governador Camilo Santana, que se licenciou para concorrer ao Senado e deixou o comando do Executivo estadual nas mãos de sua aliada.
Ela então disputaria a reeleição pelo PDT, mas foi preterida pelo partido, que escolheu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para a vaga.
A escolha da sigla provocou um rompimento entre os 2 partidos e também entre os irmãos Ciro e Cid Gomes. Este último saiu do PDT e filiou-se ao PSB juntamente com Izolda.
Naquele ano, a disputa foi vencida pelo petista Elmano de Freitas com 54,02% dos votos ainda no 1º turno –também com o apoio de Camilo.
Este ano, Sarto disse esperar o apoio do PT em um eventual 2º turno. Porém, o resultado do pleito foi o oposto do imaginado e ele preferiu declarar neutralidade ao invés de apoiar Evandro. O posicionamento era o mesmo sugerido pelo presidente interino do PDT, André Figueiredo, que mais tarde se manifestou a favor do petista.
Outros políticos da ala cirista do partido não quiseram seguir a orientação e declararam apoio a Fernandes, entre eles Roberto Claudio, que inclusive dividiu palanque com o candidato do PL.
Ciro não fez nenhum acesso explícito a André Fernandes, mas votou no 2º turno acompanhado de Claudio, que estampava no peito um adesivo do adversário do PT.
QUEM É GABRIELLA AGUIAR
Gabriella Aguiar tem 34 anos e é médica geriatra. Apesar de vir de uma família política tradicional do Ceará, está no seu 1º mandato como deputada estadual e agora foi eleita vice-prefeita de Fortaleza juntamente com Evandro Leitão.