Saiba quantos aliados de Lula venceram nas maiores cidades

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram eleitos em 11 dos 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, o chamado G103, incluindo 5 capitais de Estados –em 4 delas o vencedor não foi do PT (leia no infográfico mais abaixo).

  • Foram considerados aliados de Lula – candidatos com apoio explícito declarado, como vídeos em redes sociais e participações em eventos de campanha.

Foram duas capitais no 1º turno: Recife, com João Campos (PSB), e Rio, com Eduardo Paes (PSB). No caso da capital fluminense, Paes derrotou o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Alexandre Ramagem (PL). O atual prefeito, no entanto, evitou usar a imagem do presidente na sua campanha por constatar que a rejeição aumentava. 


Leia mais:


Fora as capitais, o partido também conquistou mais duas prefeituras no 1º turno do pleito:

Já o resultado no 2º turno foi um pouco mais animador. Aliados do presidente foram eleitos em 7 cidades com mais de 200 mil eleitores. Dentre elas, 3 capitais: Fortaleza, Belém e Belo Horizonte. Os outros 4 municípios são: Camaçari (BA), Pelotas (RS), Barueri (SP) e Mauá (SP).

O principal nome do petista, porém, não foi bem-sucedido. Guilherme Boulos (Psol) foi derrotado na corrida para a Prefeitura de São Paulo, com 40,65% dos votos, contra 59,35% de Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro.

LULA

O presidente teve uma participação discreta na campanha eleitoral de aliados em 2024. Alegou cansaço e preocupação com sua segurança. A ausência do petista causou frustração na cúpula do partido, que esperava um engajamento maior do chefe do Executivo.

Para fazer campanha a seus aliados, Lula aproveitou eventos de anúncios de investimento nos Estados durantes suas viagens. A ideia era usar horários fora do expediente para que não perdesse dias de trabalho. Nessa linha, compareceu a comícios que não foram registrados na agenda oficial e viraram eventos pessoais do presidente. 

Lula visitou 26 cidades para apoiar candidatos do PT ou aliados da sigla desde o início das convenções partidárias, em 20 de julho, até 27 de outubro. Desses, só 4 foram eleitos prefeitos –1 no 1º turno e 3 no 2º. 


Leia mais:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.