Prefeituras e câmaras municipais ficam mais velhas em 2024

A idade média dos prefeitos eleitos no Brasil subiu de 49,3 para 49,9 anos nas eleições municipais de 2024. Entre vereadores, a média também avançou: de 44,6 para 45,8 anos.

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que elegeu 276 prefeitos –uma queda de 259 nomes em relação a 2020–, também envelheceu: o partido agora tem a 3ª maior média de idade entre os prefeitos. Está atrás do Cidadania, com quem está federado, e do PMB, que elegeu só 2 prefeitos e registrou a maior média de idade (59 anos) –embora o número reduzido de eleitos distorça os dados.

O PT (Partido dos Trabalhadores), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou na 14ª posição, com uma média de idade entre prefeitos de 49,1 anos, enquanto o PL (Partido Liberal), do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou em 9º, com uma média de 49,8 anos.

Dos 24 partidos que elegeram prefeitos, apenas 7 reduziram a média de idade de seus representantes municipais. Em 3 desses casos (União Brasil, Podemos e PRD), a queda está ligada a fusões partidárias.

Esse fenômeno de envelhecimento também é influenciado pelo aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que se aposentam mais tarde, mas demonstra a falta de renovação na política local, especialmente entre partidos de centro e direita, dominantes nas prefeituras. A esquerda, apesar de eleger prefeitos ligeiramente mais jovens, também enfrenta desafios ao lançar candidatos mais novos.

VEREADORES ENVELHECEM

As câmaras municipais eleitas em 2024 registraram aumento na média de idade, que passou de 44,6 para 45,8 anos. O envelhecimento é mais expressivo entre partidos tradicionais, como o PSDB, cujos vereadores eleitos têm média de 46,3 anos, ficando atrás apenas do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com 46,4 anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.