O partido do prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD), reeleito em 1º turno, elegeu 16 vereadores para a Câmara Municipal nas eleições municipais realizadas no domingo (6.out.2024). É a legenda com o maior número de cadeiras na Casa.
Na sequência está o PL (Partido Liberal), que teve 7 nomes eleitos, dentre eles, Carlos Bolsonaro, o vereador mais votado da cidade. O filho “02” do ex-presidente Jair Bolsonaro teve 130.480 votos.
O Psol e o PT elegeram 4 vereadores cada e se consolidaram como a 3ª maior força da Casa. Republicanos, PP e MDB tiveram 3 vereadores eleitos cada. O Podemos, 2. União Brasil, DC, Solidariedade, Novo, PSB, PSDB, PDT, PRD e PV, tiveram 1 eleito cada.
Leia a lista com os vereadores eleitos. Clique nas colunas para reordenar. Se preferir abrir em outra aba, clique aqui.
Dentre os nomes que conseguiram se eleger está Leniel Borel (PP), pai do menino Henry Borel, morto pela mãe e pelo padrasto, o ex-vereador Dr. Jairinho, em 2020. Foi o 7º vereador mais votado.
Monica Benício, viúva de Marielle Franco, foi reeleita pelo Psol. Leonel de Esquerda (PT), que foi supostamente agredido pelo candidato a prefeito Rodrigo Amorim (União Brasil), também foi eleito.