Candidatos de Bolsonaro perdem em 45 das 95 cidades visitadas

Das 95 cidades visitadas desde o fim das convenções partidárias, 45 não elegeram nomes apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais neste domingo (6.out.2024). Dessas, 17 podem ainda definirão se elegem aliados do ex-chefe do Executivo no 2º turno, que será realizado em 27 de outubro.

O ex-presidente elegeu 27 aliados nas 95 cidades visitadas. Dentre os municípios visitados, 53 estão na lista das grandes cidades –àquelas que tem mais de 200 mil eleitores– e em 6 delas Bolsonaro não declarou apoio a nenhum candidato.

Bolsonaro percorreu cidades de 14 Estados desde 20 de julho, data em que foram finalizadas as convenções de cada legenda para o pleito municipal deste ano. 

Passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

Bolsonaro elegeu candidatos em cidades como Foz do Iguaçu (PR), que escolheu o General Silva e Luna (PL), que comandou a Petrobras durante seu governo.

Das cidades em que tinha candidato, 63 eram nomes filiados ao PL e 32 coligações partidárias. Em São Luís, capital do Maranhão, Bolsonaro apoiou o candidato do PRTB, Dr. Yglésio– mesmo que o PL esteja apoiando Duarte Jr. (PSB). Ambos perderam para Eduardo Braide.

Leia a distribuição dos partidos dos candidatos apoiados por Bolsonaro:

  • PL – 63
  • MDB – 8;
  • PP – 5;
  • União Brasil – 5
  • PSD – 3;
  • Republicanos – 3;
  • Podemos – 1;
  • PRTB –1.

O maior número de candidatos eleitos estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com 6 eleitos cada; seguido por São Paulo (5) e Paraná (4).

Leia a lista de capitais visitadas e com aliados concorrendo no 2º turno:

METODOLOGIA

O Poder360 mapeou as 95 cidades visitadas por Bolsonaro de 20 de julho a 6 de outubro de 2024. Em 89 desses municípios, o PL (partido do ex-presidente) tem candidato ou faz parte da coligação de algum outro nome de partidos diversos. 

Bolsonaro visitou ⁠Gravatá (PE), Vitória de Santo Antão (PE),  ⁠⁠Itambé (PE), Pedra do Fogo (PE), São Sepé (RS) e Santa Bárbara do Sul (RS) no período, mas não declarou apoio público a nenhum candidato ou o PL está em alguma coligação.

Também não foi encontrado nas redes sociais dos postulantes às prefeituras dessas cidades indicações de apoio de Bolsonaro, por isso foram excluídas do levantamento. 

Este jornal digital também questionou a equipe do ex-presidente a respeito do apoio nessas cidades, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto e será atualizado em caso de manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.