A disputa pela Prefeitura de João Pessoa terá 2º turno entre Cícero Lucena (PP), 67 anos, e Marcelo Queiroga (PL), 58 anos. Com 98,95% das urnas apuradas na capital da Paraíba, Lucena recebeu 49,19% dos votos válidos (atribuídos a um candidato, excluindo-se brancos e nulos), e Queiroga 21,78%. Os eleitores voltam às urnas em 27 de outubro de 2024.
Lucena, que saiu na frente de Queiroga, é o atual prefeito da cidade desde 2021. Já foi prefeito de João Pessoa em outras duas oportunidades (1997 a 2005).
Leia como está o cenário em João Pessoa, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral):
- Cicero Lucena (PP) – 49,19%;
- Marcelo Queiroga (PL) – 21,78%;
- Ruy Carneiro (Podemos) – 16,67%;
- Luciano Cartaxo (PT) – 11,77%.
ELEIÇÕES EM JOÃO PESSOA
Havia a expectativa de que Lucena conseguisse ser reeleito em 1º turno, o que não se confirmou. O atual prefeito se afasta da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Queiroga é o oposto. Homem de confiança de Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde acenará para o lado mais bolsonarista, o que pode empurrar Lucena mais para a esquerda.
A uma semana das eleições, a PF (Polícia Federal) prendeu a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, mulher do prefeito Cícero Lucena. Ela foi solta na 2ª feira (1º.out).
A Operação Território Livre foi deflagrada para investigar suspeitas de aliciamento violento de eleitores e da existência de atuação de uma organização criminosa relacionada ao pleito municipal.
Em nota, Lucena disse que a prisão foi “política” e que as investigações provarão a inocência da mulher. Afirmou ainda estar sendo alvo de “um ataque covarde e brutal, ardilosamente arquitetado por seus adversários às vésperas da eleição”. Lauremília ficou detida na Penitenciária Júlia Maranhão, na capital paraibana.
QUEM É CÍCERO LUCENA
Nascido em São José de Piranhas (PB), tem 67 anos e é empresário da construção civil. É filiado ao PP e está no seu 3º mandato à frente da prefeitura da capital da Paraíba. Para o 4º mandato, teve o apoio do atual governador, João Azevêdo (PSB). Foi eleito também em 1996 e em 2000.
Cícero Lucena iniciou sua carreira política em 1990, como vice-governador da Paraíba na gestão de Ronaldo Cunha Lima. Foi vice de 1991 a 1994 e se tornou governador da Paraíba em 1994. Foi também secretário de Estado, senador por 8 anos -finalizando mandato em 2015- e ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.
QUEM É MARCELO QUEIROGA
Marcelo Queiroga, 58 anos, nasceu em João Pessoa (PB) e se formou em medicina pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro de março de 2021 a dezembro de 2022.