PSD planeja utilizar Silvinei Vasques como chamariz para eleitor de direita contra Jorginho

Apoiador e apontado como futuro secretário municipal pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) caso se reeleja em São José, Silvinei Vasques é peça importante na estratégia de aproximar a candidatura do eleitorado bolsonarista. O movimento, no entanto, não se limita a São José. O PSD estadual tem uma espécie de “plano de carreira político” para o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que ficou preso por quase um ano por suspeita de interferência no processo eleitoral de 2022.

Silvinei Vasques com João Rodrigues e Orvino

Silvinei Vasques com João Rodrigues e Orvino Coelho de Ávila: PSD quer o ex-diretor como candidato a deputado em 2026 – Foto: Divulgação/ND

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Silvinei Vasques foi cotado para assumir a Secretaria de Segurança Pública no início do governo Jorginho Mello (PL), mas não foi aproveitado. Meses depois, em agosto de 2023, teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Ele é investigado pela realização de blitze da PRF no dia 30 de outubro de 2022, segundo turno das eleições, em regiões onde a candidatura de Lula (PT) apresentava vantagem, especialmente no Nordeste. Silvinei foi solto em 8 de agosto em nova decisão de Alexandre de Moraes, que entendeu que sua liberdade não representaria riscos às investigações – determinou, no entanto, uso de tornozeleira eletrônica e apresentação periódica à Justiça.

Silvinei Vasques deve concorrer a deputado em 2026

Eleitor de São José, Silvinei Vasques passou a ser cortejado pelas candidaturas de Orvino Coelho de Ávila (PSD) e Adeliana Dal Pont (PL), que disputam o eleitor bolsonarista na cidade. Em 30 de agosto, ele declarou apoio a Orvino, o que gerou reclamações no PL. Um mês depois foi anunciado como futuro secretário de Projetos Especiais, cargo que o atual prefeito promete criar caso reeleito.

O uso de Silvinei Vasques como sinalização ao eleitor bolsonarista, no entanto, não ficaria restrito aos limites de São José. A promessa é de que o ex-diretor da PRF pode ser candidato a deputado estadual ou federal pelo PSD, com base em São José. Quarto maior colégio eleitoral do Estado, a cidade não elegeu parlamentares com domicílio eleitoral josefense nas eleições de 2022.

Com Silvinei na chapa proporcional, o PSD espera usar o ex-diretor da PRF para reforçar o discurso de que não existe direita e bolsonarismo apenas no PL – que tem sido usado pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), candidato à reeleição e que se movimenta estadualmente para entrar na disputa contra Jorginho Mello em 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.