O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), conversará nesta 3ª feira (10.set.2024) com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tentar desestimular o apoio do governo à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados em 2025. Está marcado para 15h30, no Planalto, em Brasília, mas deve atrasar.
A ideia é mostrar que o novo favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL) tem se mostrado mais fiel a pautas da oposição, com prováveis novos acenos ao PL (Partido Liberal) para obter o apoio do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Outro fator que Elmar e o União Brasil buscam explorar é a proximidade de Hugo Motta com Eduardo Cunha.
O líder do Republicanos já explicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sua relação com o algoz da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas a frente formada com o PSD (Partido Social Democrático) quer explorar o assunto, pois entende que uma ala do governo tem dúvidas sobre a fidelidade do deputado paraibano.
Elmar Nascimento participou de um almoço nesta 3ª (10.set) com alguns líderes do “blocão” da Câmara composto por União Brasil, PP, PDT, Federação PSDB/Cidadania, Avante, PRD e Solidariedade.