O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) disse nesta 2ª feira (10.jun.2024) que o avanço da “extrema-direita” na Europa não é exclusivo e por isso o Brasil precisa “abrir os olhos”. A direita saiu como vitoriosa das eleições do Parlamento Europeu no domingo (9.jun).
Com a nova composição, os deputados de direita e centro-direita serão maioria e terão mais da metade das 720 cadeiras do Parlamento Europeu.
“Precisamos abrir os olhos! O avanço da extrema-direita no Parlamento Europeu não é um problema exclusivo de lá e deve nos acender um alerta por aqui também”, disse Boulos em seu perfil no X (ex-Twitter). Segundo o deputado, no Brasil, o bolsonarismo faz parte do “movimento de contaminação da política pelo neofascismo”.
O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo afirmou que fazer um “enfrentamento” da direita nas eleições municipais é “fundamental para barrar um futuro próximo desastroso para o Brasil”. E declarou: “Não podemos nos enganar, o perigo não passou com a derrota de [Jair] Bolsonaro em 2022″.