Alimentação pastosa e desconforto intestinal: o quadro de saúde de Bolsonaro

Internado desde segunda-feira (6) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar uma infecção na perna esquerda causada por erisipela, além de desconforto intestinal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está recebendo tratamento com antibióticos intravenosos.

Bolsonaro se alimenta de comidas pastosas durante internação

Jair Bolsonaro se alimenta de comidas pastosa enquanto está internado – Foto: Divulgação/Observatório dos Famosos/ND

Na quarta-feira (8), Bolsonaro deixou o quarto habitual em que ficou quando internado e conseguiu caminhar pelos corredores do hospital.

Para lidar com o desconforto intestinal, possivelmente causado pela infecção na perna, Bolsonaro está sendo alimentado com uma dieta pastosa.

Desde o ataque à faca que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro já passou por quatro cirurgias abdominais, o que torna a região especialmente sensível e requer cuidados adicionais.

O que é erisipela, que internou Bolsonaro?

Conforme a Biblioteca Pública do Ministério da Saúde, a Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria propagada pelos vasos linfáticos.

Bolsonaro trata um caso de erisipela

Bolsonaro está internado para tratar Erisipela – Foto: Reprodução/@BolsonaroSP/ND

A doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nas pessoas com deficiência da circulação das veias dos membros inferiores. A doença não é contagiosa.

Como uma pessoa contrai a doença?

A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.

Sintomas de erisipela

Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos.

As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.

A localização mais frequente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente.

Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas com conteúdo amarelado ou cor de chocolate e, por fim, a necrose da pele. É comum também ter “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.