O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou neste domingo (5.mai.2024) que voltou a ser internado no Hospital Santa Júlia, em Manaus (AM), para tratar de erisipela (entenda abaixo). Não tem previsão de alta.
O antigo chefe do Executivo brasileiro esteve no hospital na véspera, sábado (4.mai), com o mesmo problema, mas recebeu alta. A informação foi confirmada em seu perfil no X (ex-Twitter).
Em Manaus, Bolsonaro lançou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) como pré-candidato a prefeito da cidade e esteve em um evento do PL, no qual sua mulher, Michelle Bolsonaro, foi condecorada cidadã do Amazonas.
O ex-presidente afirmou que havia sido aconselhado pela equipe médica e por Michelle sobre a necessidade de repouso e tratamento da doença, mas optou por manter os compromissos públicos. Não é a 1ª vez que ele enfrenta o quadro de erisipela, uma enfermidade crônica.
A doença é causada por bactérias que entram no corpo por lesões superficiais na pele e causam feridas vermelhas, geralmente no rosto, braços e pernas, que resultam em inchaços e coceira intensa. A erisipela pode levar à necrose de células cutâneas ou invadir a corrente sanguínea, provocando infecções generalizadas se não for corretamente tratada.