Está acontecendo na manhã deste domingo (21) um ato de manifestação política promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), está presente na manifestação, além do senador Jorge Seif (PL-SC) e da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC).
Segundo Bolsonaro, se trata de uma manifestação pacífica defendendo a democracia e a liberdade de expressão. Ele afirma ainda que essa liberdade está ameaçada e que o país está “a beira de uma ditadura”.
Manifestação discute caso de Elon Musk e minuta de golpe envolvendo Bolsonaro
O movimento expande a discussão criada pelo bilionário Elon Musk, que acusa o ministro Alexandre de Moraes de promover censura nas redes sociais.
O deputado federal Gustavo Gayer menciona o proprietário do X, antigo Twitter. O político fala, em inglês, que o povo brasileiro está lutando pela democracia.
Para Musk e aliados de Bolsonaro, as decisões do ministro desconsideram os princípios do devido processo legal e restrigem a liberdade de expressão ao remover perfis em redes sociais.
Outro tema tratado no ato é minuta do golpe, documento encontrado pela Policia Federal. O ex-presidente pediu a seus apoiadores que evitassem levar cartazes e faixas com ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
O evento também conta com falas de políticos aliados ao bolsonarismo criticando o atual governo.